quarta-feira, 7 de julho de 2010

História da Escola










A instalação de uma laminadora nessa região sul da zona urbana, foi o que originou o loteamento Universitário, que, com a vinda das famílias para se empregarem originaram-se uma série de problemas de infra-estrutura e saneamento básico. Essa série de dificuldades levou os moradores a organizarem-se e formarem o Conselho Comunitário, para reivindicarem junto às autoridades a solução dos seus problemas. Em terreno doado pela Prefeitura e com material adquirido pelos moradores, foi construído o Salão Comunitário, onde iniciaram as atividades da Escola. Anterior a essa construção as crianças frequentavam as escolas mais distantes, mas que com o esforço do Vigário Padre Alcindo o presidente do conselho Germano Comikevizk, as atividades escolares passaram a desenvolverem-se na comunidade.A EBMPadre José Anchieta, localizada na rua Tapajós, 283-D, teve seu início de funcionamento como Escola Reunida Municipal Bairro Universitário, em 02 de maio de 1979, usando como local o Salão Comunitário do Bairro Universitário. Na época haviam 190 alunos matriculados e 06 funcionários. Os próprios professores eram responsáveis pela organização da escola.













Aos 17 dias do mês de maio de 1981, foi inaugurado o atual prédio escolar, com 318 anos matriculados e 16 professores. Em 1983 a Escola Reunida foi transformada em Escola Básica Municipal Padre José Anchieta. Em 1985, no dia 19 de setembro houve mais uma inauguração, pela ampliação de mais 4 salas de aula. Nessa época a escola estava com 435 alunos e 18 professores. Em 13 de maio de 1990, inaugurou mais uma ampliação de duas salas de aula, uma biblioteca e um parque infantil, onde a Secretaria de Educação tirou o pré-escolar de um porão de uma residência próxima e colocou na escola, com salas próprias para a educação infantil.


Em 12 de setembro de 1991 a escola inaugurou sua quadra poli esportiva e a área coberta no espaço existente entre as salas de aula, possibilitando maior conforto para os alunos nos dias frios e chuvosos.











Em março de 2000 houve inauguração de mais três salas de aula e duas baterias de banheiros. No mesmo ano, o pré-escolar que atendia os alunos no mesmo prédio da escola passou a utilizar o prédio ao lado da escola, onde funcionava o programa sócio-educativo. Ficando o pré-escolar independente com 2 salas de aula, cozinha, banheiros e refeitório.

No ano de 2009 a escola passou por reforma e ampliação, contamos hoje com uma parte nova com dependências administrativa e de funcionários: sala de direção, sala de professores, sala das serventes, sala dos vigias, cozinha e refeitório novo. Possibilitando com isso a reorganização das salas da escola em Salas Ambientes, além de oferecer uma biblioteca, sala de coordenações e secretaria mais amplos, melhorando a qualidade no atendimento a alunos, professores e comunidade em geral.

Hoje temos 292 alunos no turno vespertino e 114 alunos no turno noturno. Tem 14 salas de aula, uma biblioteca, um literatório, uma sala de recursos multifuncionais e uma sala de informática. A escola tem 73 funcionários entre professores, administrativo, serventes e vigias.

Atendemos o pré-escolar matutino e vespertino a partir de 03 anos completos a 05 anos. Ensino Fundamental com séries iniciais e séries finais, EJA, EAD, Brasil Alfabetizado, além de ser escola pólo nos programas Se liga e Acelera (MEC e Instituto Airton Sena) e sala de Recursos Multifuncionais para esta e outras treze unidades educacionais. Temos ainda o projeto Aluno Guia em parceria com a polícia militar e agentes de trânsito e duas turmas que fazem curso de informática - básico e avançado - no CEMUT da escola.



(PPP EBM Padre José Anchieta - 2010)


Nenhum comentário:

Postar um comentário