quarta-feira, 3 de setembro de 2014

CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO

TRABALHANDO COM O TRIDIMENSIONAL


     Aproveitando o convite recebido do Museu de História e Arte de Chapecó, para a escola estar participando do projeto "Semana Paulo de Siqueira", a professora Simone Maria Vettorello desenvolveu com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental o projeto "Trabalhando com o Tridimensional". A realização dessa atividade deu aos alunos a oportunidade de trabalhar com conceitos e vivenciar na prática o ato de modelar, esculpir, colar, enfim exercerem a criatividade em material tridimensional.

O ato de modelar, esculpir, colar, permite que as crianças
 exerçam a criatividade em material tridimensional.
      Inspiração, criatividade e imaginação não faltaram aos alunos envolvidos nesse projeto. Fez parte das aulas, visita ao Museu de História da Arte de Chapecó e o Memorial Paulo de Siqueira, os alunos participaram ainda de oficinas, jogos educativos e explanação sobre as obras do artista.
      Para Simone, as atividades variadas de modelar, esculpir, colar e criar permitiram que as crianças exercessem suas criatividades em um material tridimensional. "É através da arte que o indivíduo pode expressar de forma completa e integra o que sente, pensa, deseja e o que lhe é importante. A criança pode observar transformações e enxergar inúmeras possibilidades para cada situação e cada novo material que lhe é apresentado. Ela cria para falar de si e de seu próprio modo de ver o mundo", comenta a professora.

Simone Maria Vettorello, professora de Arte da Escola.
      Num primeiro momento as crianças participaram das oficinas desenvolvidas pelo Memorial Paulo de Siqueira. Essas oficinas tiveram como principal objetivo, aproximar as crianças do artista Paulo de Siqueira, autor do monumento "O Desbravador", uma das obras mais importantes em nossa cidade. 
   Após a sensibilização, já na escola, com a coordenação da professora Simone, os alunos confeccionaram uma releitura a partir das obras: Dom Queixote, Guerreiro montado no Peixe e Fantasma da Ópera, todas obras do Artista chapecoense Paulo de Siqueira. 


Vivenciando a obra de Paulo de Siqueira.
Empenho na produção artística.
Criatividade  na busca e seleção do material
  utilizado na releitura.


Satisfação total dos alunos em ver
os resultados de seus trabalhos.
     O trabalho de reeleitura, foi realizada em duplas, e teve como objetivo selecionar uma obra para representar a escola no concurso em homenagem a Semana de Paulo de Siqueira. Depois das obras prontas, com a ajuda da Coordenadora Pedagógica Ivandra Matiassi, responsável pela coordenação da área de Arte da Rede Municipal de Chapecó, escolheu-se a obra "Guerreiro Ninja e seu Dinossauro Maluco", de autoria dos alunos Luana Negri Marchetti e Michael Junior Finatto. 
       


Michael e Luana no momento de criação da reeleitura.
Obra tridimensional "Guerreiro Ninja e seu Dinossauro Maluco".
Trabalho premiado na mostra "Semana Paulo de Siqueira".
     Para a professora, a realização da atividade foi interessante, pois contribuiu para desmistificar com as crianças um conceito equivocado em relação aos museus, de que é um lugar apenas de observação e reflexão. "Foi uma experiência interessante, pois nós não só ficamos sabendo sobre a vida e a obra desse importante artista chapecoense, mas acabamos também fazendo arte através das reeleituras das obras", conclui Simone.

Vivenciar a arte é a melhor maneira de aprender.





Nenhum comentário:

Postar um comentário