segunda-feira, 1 de setembro de 2014

FOLCLORE

LUGARES E HISTÓRIAS QUE ENCANTAM

   Você Sabe o que é folclore? Que tipo de histórias seus pais contam para vocês? Você tem medo do Saci, do Bicho-Papão? Que adivinhas você conhece? Você conhece muitos lugares? Foi num clima de questionamentos provocantes e de respostas desafiadoras que começaram os trabalhos do 3º Bimestre.     
  Aproveitando que o mês de Agosto é considerado o mês do FOLCLORE brasileiro, as professoras: Susana Bertollo Guerezzi, Marli Teresinha Galvão e Pricila Regina Berta, aproveitaram para resgatar e vivenciar com as turmas do 2º ano (série inicial) as manifestações da cultura brasileira.



      O projeto intitulado de "Lugares e Histórias que encantam", está sendo desenvolvido com as turmas 21, 22, e 23, e terá como período de duração todo o 3º Bimestre. Para a professora Susana Guerezi, o projeto tem como objetivo, através de relatos de histórias que fazem parte do folclore brasileiro, despertar nos aluno a curiosidade de conhecer diferentes lugares das diferentes regiões do Brasil. "Acredito  que com o desenvolvimento desse projeto, os alunos vão ficar aguçados e irão despertar o interesse para buscar novos conhecimentos e saberes", comenta a professora.

Professora Susana com seus alunos da turma 22.

     Através de leituras e releituras das lendas como: Saci Pererê, Curupira,  e outras, resgatou-se a vivencia e  valorização da cultura popular brasileira. Segundo relato das professoras envolvidas no projeto, a dinâmica possibilitou desenvolver práticas de leituras, escritas, oralidade e raciocínio lógico.

Gráfico construído a partir das manifestações dos alunos
no que diz respeito as lendas preferidas.

Mural confeccionado com dobraduras do saci.

Construção com caixa de fósforo de adivinhas
 relacionadas aos provérbios populares.

O que é? O que é? Cai de pé e corre deitada???
... a minhoca de para-quedas!!!!!



  Para a professora Susana,  o desenvolvimento do projeto está sendo muito instigante, tanto para os alunos quanto para os professores. "Estou conseguindo estimular a fantasia e imaginação com o encantamento das características dos lugares diferentes que eles estão conhecendo através do folclore. Porém o que está me deixando mais encantada são as inúmeras possibilidades de atividades que estou conseguindo realizar com minhas crianças", afirma.
  Além de trabalhar com textos relacionados a origem do folclore através de personagens das lendas e mitos, está sendo desenvolvida atividades relacionadas a parlendas, adivinhas, provérbios, cantigas,brincadeiras e atividades de dobradura e cartazes. 
  Como uma prática social final está prevista a construção de um livro com atividades relacionadas ao folclore e a organização de um mural com cartazes com adivinhas, provérbios, lendas e cantigas de maneira ilustrada e lúdica. 

Escuta sensível de diferentes gêneros textuais (poemas, canções,
quadrinhas, parlendas, adivinhas, trava-línguas,
 piadas e literatura infantil), fazem parte das aulas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário