segunda-feira, 22 de setembro de 2014

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO 2014

Trânsito Organizado Salva Vidas


     A abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito 2014 em Chapecó, contou com a participação de alunos das Escolas Municipais e de representantes das entidades envolvidas. A solenidade foi realizada no auditório da Prefeitura e teve como finalidade divulgar a programação completa das atividades até o dia 28 de setembro.
  Durante o evento houve o lançamento de dois concursos direcionadas às crianças, alunos das Escolas Municipais. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, nossa escolas foi convidada a participar do "Concurso de confecção de cartazes" e da criação de um "vídeo", para ser postado no blog da escola, com as atividades desenvolvidas a partir da temática discutida neste ano:"A segurança no trânsito com o foco no pedestre".
   No momento do lançamento do concurso, o Secretário de Defesa do Cidadão, Sérgio Wallner, explicou que será montada uma comissão julgadora que irá avaliar os melhores trabalhos. "Os melhores trabalhos selecionados serão premiados com tablets, e com uma viagem ao Beto Carreiro", diz Wallner.



Alunos da E.B. M. Padre José Anchieta, participando
do lançamento da Semana do Trânsito 2014.

     Quando a proposta do projeto foi apresentada aos alunos do 9º ano de nossa escola, a primeira reação foi de demonstrar uma resistência ao tema. Segundo a professora Aline Angélica Pinheiro, regente da turma e que coordenou os trabalhos, o adolescente sempre tem a ideia de saber tudo. "Quando começamos assistir alguns vídeos e trabalhamos a legislação e a realidade do trânsito do entorno da escola, foi que eles perceberam que a questão da mobilidade urbana vai além de carros rebaixados e som alto", comenta a professora.

Cartazes educativos  confeccionados pelos alunos.
 Coordenação Professora Eliane Brugnera. 

Alunos organizando um circuito educativo para trabalhar
 a orientação no trânsito com as crianças da escola.

Para o Aluno Felipe "Trabalhar com as crianças menores
 foi gratificante".

Aluno Weslei, orientando as crianças quanto a conduta
 correta  no trânsito.
Crianças participando do circuito de boas maneiras no trânsito,
 montado pelos alunos do 9º Ano.

"O empenho e a dedicação dos alunos maiores em relação aos menores
 foi mágico", comenta Fábio de Castro, Coordenador Pedagógico da Escola.

"Foi emocionante para mim, porque nós, mais velhos, temos a noção dos 
cuidados que devemos ter no trânsito. Já as crianças não tem uma ideia definitiva.
 Precisamos e podemos ajudar na educação das novas gerações",
comenta o aluno Wilson Kuntze.

MOBILIZAÇÕES REALIZADAS NA ESCOLA COMO CAMPANHA PELA CONSCIENTIZAÇÃO DO 
TRÂNSITO 2014.

  Para a professora Aline Angélica Pinheiro, depois de motivados, os alunos tomaram a iniciativa de abraçar o projeto e as ideias começaram a surgir. "Foi lindo e emociante vê-los animados, tomando decisões de forma independente. Se o objetivo maior da aprendizagem é tornar o aluno apto a criticar, redesenhar, redefinir, reconstruir algo a partir daquilo que ele percebe produzindo conhecimento, tenho certeza que ao desenvolver esse projeto isso aconteceu", enfatiza Aline.
   Para orientar os alunos menores, os alunos do 9º ano, realizaram ações com as crianças da 1º ao 6º ano. Com o objetivo de ensinar de forma lúdica, organizaram materiais necessários pra trabalhar regras de trânsito. Para isso recriaram um espaço de vivencia do trânsito dentro do ginásio da escola.
   Além do circuito didático de trânsito montado no ginásio e confecção de panfletos que foram entregues à toda comunidade escolar, foi organizado um vídeo que está postado no youtube, com o nome "Trânsito organizado salva vidas".

VÍDEO DA CAMPANHA
 "SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO 2014"
  E.B.M. PADRE JOSÉ ANCHIETA


Link para acesso youtube : http://youtu.be/eR-t-zQO3xA


O MAIOR PRÊMIO QUE SE PODE RECEBER É PERCEBER A EVOLUÇÃO
E A PARTICIPAÇÃO SIGNIFICATIVA DOS ALUNOS
DURANTE O PROCESSO!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário