sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Bumba-meu- boi

DANÇA POPULAR BRASILEIRA

"Levanta boi
levanta para brincar.
Levanta boi
levanta para dançar.
É o boi, é o boi, é o boi.
É o boi do Ceará"


IMAGEM DE UMA OBRA BUMBA-MEU-BOI DE CARLOS SCLIAR.
Gravura que mostra a personagem principal da dança: uma pessoa
vestida de boi dançando, acompanhada de música.

     Com o objetivo de trabalhar uma dança muito popular no Brasil, a professora de Arte, Simone Vettorello desenvolveu com os alunos do 3º ano, o projeto 'Bumba-meu-boi'. "É a celebração de uma festa muito alegre. As pessoas contam a história do boi e representam cantado e dançando", comenta a professora.


Réplica da obra de Carlos Scliar, reproduzida pelos alunos.

    O artista brasileiro escolhida para desenvolver o projeto foi o gaúcho Carlos Scliar, por ter toda sua obra voltada para a cultura popular, na qual retrata o Brasil.
    
METODOLOGIA

   A partir de uma pesquisa das informações previa da obra e do autor feita pela professora, os alunos tomaram conhecimento da história do "Bumba-meu-boi".'Com a apresentação no data show, juntamente com os vídeos que contam a história do Bumba-meu-boi, os alunos foram estimulados a observar, interpretar e contextualizar todas as informações que lhes foi fornecido", afirma Simone.

PRIMEIRO MOMENTO:
Foi analisado os detalhes da obra, as flores, o boi. Reparou-se ainda como o artista desenha os pés, a inclinação do homem no centro da imagem. Chamou-se a atenção dos alunos para o movimento no espaço do dançarino fantasiado de boi.

SEGUNDO MOMENTO:
Foi analisado a posição que a figura central ocupa na composição, comparando o tamanho da mesma com as figuras dos músicos, e mais, a variação do tamanho das sombras. 

TERCEIRO MOMENTO:
Após a análise os alunos foram estimulados a recriar a cena em um pequeno pedaço de papel vegetal, usando canetinha para colorir. Esta cena serviu para  ser o "croqui" da produção dos alunos, que ficaram responsáveis por providenciar os materiais a serem utilizados (caixa de ovos, caixa de remédios, tecidos, fitas, botões, lantejoulas, etc.)
   

Para fazer a cabeça do boi foi utilizada caixa de ovos.

                 O corpo foi construído com caixas de remédios.

Para revestir o corpo, foi utilizado retalhos de  tecido.

      Para a professora Simone Vettorello, a realização dessa projeto foi maravilhoso. "Trabalhar essa temática, foi algo fascinante, pois já na primeira aula, enquanto estavam cortando e pintando a cabeça do Boi-Bumba, os alunos sem se dar conta estavam cantando a música ouvida no vídeo. Na aula seguinte, todos vieram animados e soltaram toda as suas criatividades para construir o corpo do boi", conclui a professora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário