segunda-feira, 17 de novembro de 2014

LUDICIDADE, RECREAÇÃO E MOVIMENTO

CONHECIMENTO E CONTROLE CORPORAL A PARTIR DA PRÁTICA DOS ESPORTES

Mônica Araújo de Freitas, atleta chapecoense
campeã no salto em altura do "Trofeu Brasil 2014".

    Com o intuito de oportunizar o contato e a vivencia com a modalidade de atletismo, o professor de Educação Física, Jeferson Rodrigues de Oliveira, durante o 4° bimestre do ano letivo de 2014, na EBM Padre José Anchieta, está desenvolvido o projeto de Educação Física "CONHECIMENTOS E CONTROLE CORPORAL A PARTIR DA PRÁTICA DOS ESPORTES", com enfoque na modalidade de Atletismo. Diferentes jogos e brincadeira possibilitam os alunos a experimentar o se movimentar de uma forma lúdica e recreativa.

Prática do Salto em Altura.

   O salto em altura e com vara foram trabalhados com a utilização de cones, madeiras, cordas e colchonetes. No primeiro momento os alunos saltaram livremente, da maneira que eles achavam mais apropriado, no segundo momento houve a intervenção do professor com ensino da técnica do salto “ tesoura”, e a técnica de corrida para o salto, com impulsão em uma perna só.


Alunos aprimorando a técnica do salto em altura.

  Para o profissional da área, o objetivo principal do projeto não é trabalhar o atletismo para formar atletas de rendimentos e sim divulgar a modalidade para as crianças. "Quando meu aluno conhece alguns elementos do atletismo como modalidade esportiva olímpica, ele consegue refletir sobre a questão do gênero nas modalidades esportivas. Dessa forma, consegue interagir melhor, até mesmo quando acompanha alguma modalidade pela televisão", diz Jeferson.

Alunos superando limites e dificuldades.
Os Conteúdos desenvolvidos durante as aulas foram: conceituação do atletismo; jogos e situações próximas às da modalidade oficial; minicompetição oficial e as diferenças de gênero. "Pude perceber durante o desenvolvimento das atividades, que os alunos superaram limites e dificuldades de movimento ampliando suas possibilidades e conhecimentos da cultura corporal de movimento", comenta o professor.



Aceitando sugestão dos próprios alunos, como por exemplo atletismo no vídeo game (X-BOX), estão sendo realizadas diversas atividades, que envolvem a corrida e movimentos básicos. "Todos participam com êxito e satisfação". aponta Jeferson.

Interação virtual.
Jogos sobre atletismo no vídeo game é movimento garantido.

Durante as aulas, os alunos participaram de diferentes brincadeiras envolvendo corridas individuais e coletivas, jogos competitivos e cooperativos e que repercutiram na melhorias das capacidades motoras envolvidas no correr. "Ao fim de cada aula, o momento de conversa e reflexão faz com que o aluno compreenda o que foi praticado. Uma vez que correr é um dos movimentos básicos enfocados nesse esporte", exlipica  Jeferson. 


Martelo confeccionado pelos alunos.
Materiais utilizado: jornal e barbante.

O lançar e arremessar são trabalhados com a utilização do martelo e peso. Os próprios alunos construíram os equipamentos, com jornais, barbantes e fitas adesivas. "A confecção dos equipamentos pelos alunos foi interessante, pois eles puderam perceber que materiais alternativos podem oferecer possibilidades de movimentos. Desmistifiquei dessa forma, aquela ideia de que é necessário ter  materiais convencionais utilizados na prática do atletismo, como o peso, o disco e o martelo", conclui o educador. 


Professor Jeferson Rodrigues de Oliveira orientando
 o aluno Weslei Stédile.


Nenhum comentário:

Postar um comentário