terça-feira, 18 de novembro de 2014

TRABALHO COM VITRAIS

A LEVEZA DOS VITRAIS

"As janelas envidraçadas que estão nas igrejas e pelas quais se transmite a claridade do sol, significam as Santas Escrituras, que afastam de nós o mal, enquanto nos iluminam".
               (Pierre de Roissy, chanceler da Catedral de Chartres)

Catedral de Chartres teve a sua construção iniciada em 1145.
 No total, o edifício conta com mais de 150 janelas medievais com vitrais
a maioria delas do século XIII, que proporcionam um magnífico efeito
 luminoso ao interior do templo.


    Com o intuito de conhecer um pouco mais da cultura universal e trabalhar com a técnica do trabalho com vitrais, a professora de Arte, Eliane Costa Curta, desenvolveu com os alunos do 7º ano da E.B.M. Padre José Anchieta o projeto "A LEVEZA DOS VITRAIS". "Como vitral é um desenho elaborado com pedaços pequenos de vidro ou algum outro material semelhante (plastico, acrílico), optei em trabalhar com meus alunos, com papel celofane", diz a professora.



     Tendo florecido na Europa durante a Idade Média, os vitrais foram amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais. O efeito da luz do Sol que eles penetravam, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente. "Nessa época, a grande estatura das igrejas exigia que enormes janelas de vidro resolvessem os problemas com a iluminação. As janelas eram compostas com imagens, em sua maioria contendo cenas religiosas. Uma das características mais importantes dos vitrais é a variedade de cores", explica a professora Eliane.



     A professora comenta que apesar da arte dos vitrais ter sido desenvolvido durante a Idade Média, conseguiu torna-la atual e significativa para ser trabalhado em sala de aula."O envolvimento dos alunos na realização dos vitrais foi interessante. Durante a realização de pesquisa na internet, eles perceberam que apesar de ser uma arte antiga, esse tipo de arte é ainda muito valorizada pelos artesãos que utilizam para dar beleza às suas obras de arte'.


    Além de trabalhar o conteúdo curricular da disciplina de Arte estabelecido para o 7º ano, para desenvolver os vitrais os alunos tiveram que buscar conhecer um pouco mais sobre noções de formas geométricas e cores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário