segunda-feira, 6 de abril de 2015

A EVOLUÇÃO HUMANA

 COMO TUDO COMEÇOU

                           


     As origens do ser humano têm sido discutidas há séculos e até hoje não existe um consenso sobre a questão. Alguns crêem no criacionismo, outros acreditam na evolução das espécies, já outros buscam respostas em seres de outros planetas, entre outras teorias.

Painel da EVOLUÇÃO HUMANA criado a partir de desenhos
 elaborados pelos alunos da 5ª Série
.

     Com o intuito de instrumentalizar os alunos da 5ª Série, e refletir sobre a origem do ser ser humano para minimamente saber quem somos, de onde viemos e o que o futuro nos reserva, a professora Rosemeri Baucke Weirich desenvolveu o projeto "Nossas origens" .    


Alunos da 5ª Série (turma 53) com a professora
RosemeriBaucke Weirich.

    Para a professora o mais importante  não é contrapor a teoria do EVOLUCIONISMO em relação ao CRIACIONISMO, mas oportunizar aos alunos o conhecimento da existência destas teorias. "Inicialmente estudamos a teoria do criacionismo, por ser algo próximo deles devida a influencia da religião. Após estudamos a teoria do Big Bang onde realizamos a experiência da explosão de um balão com papeis picado dentro", diz Rosemeri.



     Segundo a professora a teoria do criacionismo, devido ao entendimento religioso prévio do assunto por parte de alguns alunos, ocasionou muita discussão, o que tornou as aulas atrativas, pois a participação foi grande. Para aprofundar sobre o evolucionismo, realizou-se pesquisa na internet através de leituras, visualizações de vídeos. "Após a discussão inicial, fomos em busca do conhecimento científico. A utilização dos UCAs (laptops) foi fundamental, afinal todos puderam fazer uma busca na internet sobre o assunto estudado", comenta a professora.   


Tecnologia: ferramenta indispensável.


     A realização da pesquisa possibilitou um estudo retrospectivo sobre a evolução do planeta Terra. Além de debates os alunos tiveram que demostrar a evolução humana através de ilustrações. "Aconteceu um debate rico a partir da discussão das observações feitas sobre os desenhos. A ilustração facilitou o entendimento de cada evento ocorrido neste longo processo do desenvolvimento humano", pontua a educadora.
          Para concluir o projeto, cada aluno recebeu a missão de ilustrar um ancestral para a organização de um painel sobre a EVOLUÇÃO HUMANA. Para realizar esta atividade o alunos deveria levar em consideração aspectos pesquisados, como por exemplo: principais características e como eles se comportavam.


1. Australopithecus

Australopithecus é o nome de um dos mais antigos ancestrais do homem.


2. Homo Habilis

Homo Habilis, cujo nome significa "homem habilidoso", pois conseguiam confeccionar diversas ferramentas. Viveu a mais de 2,1 a 1,5 milhões de anos atrás durante o Pleistoceno na África.



3. Homo Erectus

     Homo Erectus é uma espécie de hominídeo extinta. Surgiu no continente africano a cerca de 1,6 milhão de anos atrás. Os Homo Erectus se espalharam pela Ásia oriental. De acordo com vestígios arqueológico, estes hominídeos viveram, aproximadamente, 300 mil anos atrás.


4. Homo Sapiens (Neanderthalensis)

     O homem de Nandertal (Homo Neanderthalensis) cujo nome lembra o local que foi encontrado, viveu a aproximadamente 300 a 29 mil anos atrás durante o período Pleitoceno na atual Europa e Ásia.


3. Homo Sapiens Sapiens

      Homo Sapiens Sapiens é também conhecido como ser humano (do latim "homem sábio, e também chamado de pessoa, gente ou homem) é a única espécie animal de primata bípede do gênero Homo ainda viva. Os humanos anatomicamente modernos originaram-se na África há cerca de 200 mil anos, atingindo o comportamento moderno há cerca de 50 mil anos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário