quinta-feira, 16 de abril de 2015

PROFESSOR ESCRITOR


A SECRETARIA DO OESTE

         “Os anos são que nem livros, guardando sabedorias pras futuras gerações.” (Vaine Darde)


      Todos nós sabemos que a sociedade exige do profissional, seja ele engenheiro, advogado, jornalista, dentista, analista de sistemas ou professor, a capacidade de passar para o papel todos os seus estudos, divulgando assim o seu trabalho. Por precisar de alguns conhecimentos específicos da elaboração da redação e exigir de qualquer um muita leitura e dedicação, faz com que nem todos sejam escritores. Não é o caso do nosso professor de História, Evaldo Cassol.

Evaldo Cassol nasceu em Caxambu do Sul (SC), em 28 de fevereiro de 1965.
 É Oficial de Justiça do Judiciário Catarinense e professor de História.

 
Graduado em Ciências Contábeis, História, Direito e Mestre em História.

       A manhã da segunda-feira (13 de abril) foi significativa para a E. B. M. Padre José Anchieta, pois a biblioteca da escola foi agraciada com a entrega simbólica de um livro, de autoria do professor "Cassol". "Para nossa escola, este gesto foi significativo. Muito mais que receber este presente é podermos ter em nosso quadro de professores um profissional com tamanha qualificação: Mestre em História", diz Claudia Amanda Morozo, gestora da escola.
   Para Evaldo Cassol, a publicação do livro foi a materialização de longos anos de estudos e pesquisas. "A publicação deste livro significou muito para mim. Quando eu peguei o primeiro exemplar nas mãos, foi como estivesse segurando um filho. Só eu sei o longo período de gestação na busca das informações precisas para a elaboração deste estudo", comenta emocionado o professor escritor.

Evaldo Cassol  autor do livro,
com seus colegas de trabalho.

Quanto ao livro


   A Secretaria dos Negócios do Oeste foi criada pelo governador Celso Ramos no dia 17 de agosto de 1963, e implantada no em 1º de dezembro do mesmo ano, abrangendo a área do antigo Chapecó.

      Segundo o professor Cassol, o estudo objetiva identificar as razões que concorreram para a criação, implantação e funcionamento da Secretaria de Estado dos Negócios do Oeste (SNO), bem como analisar o papel do Estado, as ações desenvolvidas pela SNO, suas principais características e os fatores que concorreram para sua extinção.

Capa do Livro A Secretaria do Oeste,
de autoria do professor Evaldo Cassol.

    O livro está dividido em três capítulos: o primeiro capítulo trata sobre o Grande Chapecó, desde sua instalação em 1917 até a nomeação do Prefeito de Chapecó (SC) Serafim Enoss Bertaso, bem como o processo de industrialização e a política chapecoense.

        No segundo capítulo é tratado processo de a criação e as ações da Secretaria dos Negócios do Oeste e como se dava o relacionamento e a influência que tinha na região o Secretário do Oeste.

    O terceiro e último capítulo aborda o processo de esvaziamento, resistência e extinção da SNO e das lideranças regionais, contra e a favor à manutenção da Secretaria de Estado dos Negócios do Oeste. 

     








Nenhum comentário:

Postar um comentário