segunda-feira, 18 de maio de 2015

Aprendendo a localização



ONDE MORAMOS...

      Sabem a quela expressão "marinheiros de primeira viagem"? Pois é, ela não cabe mais para os alunos da 2ª Série-Turma 22.



      Para trabalhar com os alunos a importância de saber localizar-se, a professora Nalva Ravazio e a professora Terezinha Moura, desenvolveram com os alunos da 2ª Série da E.B.M.Padre José Anchieta, o projeto "Localização - Onde moramos?". "Quem já não se sentiu perdido? Com certeza, alguém já parou você na rua ou você já parou alguém para perguntar onde fica uma determinada rua ou como se chega a um determinado lugar. Sabendo o local desejado, indicamos o caminho a ser percorrido. Precisamos ensinar desde cedo nossas crianças para saberem pedir ou dar uma informação", diz a professora Nalva. 

Alunos da 2ª Série explorando as ruas do bairro.
     Segundo a professora, o projeto "Localização - Onde moramos", surgiu com o intuito de fazer com que os alunos compreendessem e se percebessem localizados nos diferentes bairros que os mesmos residem, bem como, na cidade de de Chapecó. "Iniciamos nossas atividades com problematizações sobre o lugar onde moramos, nossa casa, nossa rua, nossa quadra, quarteirão, bairro e município. Após essa conversa realizamos um passeio no quarteirão da escola, observando o nome das ruas; as construções e todo o entorno desse quarteirão. Após isso realizamos a construção de uma maquete", explica Nalva.



     O trabalho aconteceu de maneira interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática. Segundo a professora, toda turma se envolveu trazendo o material e ajudando na confecção da maquete (tinta guache, cola, barbante, materiais recicláveis, entre outros).  "Dessa forma conseguimos trabalhar de maneira prática um conteúdo muitas vezes não tão interessante para os educandos, além da compreensão de espaço e localização do entorno da nossa própria escola", diz a professora.
          Além da visitação das ruas do bairro e a construção da maquete, os alunos com o auxílio do data show, puderam fazer um passeio virtual através do Google Maps. "Foi muito interessante, pois com este recurso de pesquisa e visualização de mapas e imagens, as crianças conseguiram localizar suas casas", finaliza Nalva.


Professora Nalva e seus alunos
vivenciando o conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário